Compras online – céu ou inferno

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 Bonjour, ça va bien?! Esta enxurrada dos últimos dias está a dar cabo de mim… Não me apetece nada tirar o fofo do quentinho e secura do lar, mas enfim, o dever chama e o que seria dos meus ricos alunos sem mim? – uma grande alegria talvez, mas eu prefiro acreditar que não.

   O tema que vos trago hoje são compras online. Quem já experimentou ou faz com regularidade? Quem nunca tentou com medo de mil e uma coisas darem errado? Pois bem, achei que estava na altura de desmistificar um pouquinho esta forma de comércio dando-vos a minha perspectiva já que sou quase viciada em e-shopping.

   São inúmeras as plataformas que nos permitem adquirir bens pela internet – desde lojas de renome, até pequenos negócios que existem unicamente online (em páginas de facebook por exemplo), até aos grandes senhores das vendas por correio como ebay, amazon, aliexpress, etc…

   Para quem me conhece sabe que eu A D O R O  uma boa pechincha pelo que há cerca de 5 anos atrás comecei a explorar o ebay.com e fiquei desde logo rendida. Sei perfeitamente que a maioria vem da Ásia, tem pouca qualidade, acarreta alguns riscos tais como ficar retido na alfândega ou os tamanhos, cores, materiais não serem de todo o que escolhemos. Todavia, achei que não custava nada arriscar tendo em conta os preços baixíssimos que lá encontrava e por isso embarquei no que viria a ser a primeira de um sem fim de aquisições.

   A minha primeira preocupação foi a forma de pagamento. Nunca tive cartão de crédito (nem tenciono ter) pelo que essa opção ficava logo de parte. Restava-me o sistema de PayPal. Comecei por abrir uma conta lá e associei-a à minha conta do ebay. Estava agora pronta para comprar a minha primeira peça. Sinceramente acho que esta é a parte mais difícil. São milhares e milhares de artigos, com oscilações de valor, com proveniências bastante distintas – Ásia, Europa, EUA. Perdia horas a ver tudo para ter a certeza de que não falhava nenhum “negócio da China”.

   De todas as compras que fiz neste site ao longo destes 5 anos, penso que apenas 2 nunca chegaram a aparecer. De resto, todas as outras chegaram dentro do período estipulado, coincidiam totalmente ou quase na totalidade à imagem e descrição da mesma e para as que por algum motivo foram extraviadas ou simplesmente não foram enviadas, fiz o que aprendi mais tarde, enviei email ao vendedor e 99% das vezes o próprio vendedor me devolveu o dinheiro. Da única vez em que tal não aconteceu, o próprio ebay me ressarciu em menos de 2 dias. Aprendi entretanto, que o ideal é comprar sempre de vendedores que tenham o selo de Top rated, isto significa que são de confiança pois quando eles recebem muitos feedbacks negativos a sua loja virtual pode ser cancelada.

   O Inglês ganha aqui um papel fundamental pois em todas as ocasiões que tive necessidade de contactar o vendedor ou o ebay, fi-lo em inglês. Ainda assim, acredito que mesmo para quem não tenha grandes conhecimentos desta língua, poderá certamente redigir um email com ajuda de alguns sites de tradução/dicionários.

   Já comprei de tudo, vestuário, acessórios, gadgets, decoração e sinceramente estou mais do que satisfeita. Uma das melhores partes deste método de compras é poder escolher calma e tranquilamente, no conforto da minha casa (o wc então é perfeito para tal, é uma espécie de 2 em 1) e ao fim de um determinado período receber comodamente a encomenda. Ah, e depois temos o momento da abertura da embalagem, que é decididamente algo de extasiante porque apesar de já saber o que vem lá dentro – a não ser que esteja à espera de várias peças ao mesmo tempo – fico sempre super animada, quase com borboletas no estômago qual adolescente apaixonada pela primeira vez.

   Recentemente fiz as primeiras compras na Zara e Bershka online. Na primeira não gostei do facto de não terem pagamento multibanco, pelo que tive que usar o pay pal, e como era época dos saldos os dias que estive à espera que o dinheiro ficasse disponível, foram de alto stress porque tinha medo que entretanto as peças que eu queria esgotassem – o que felizmente não aconteceu e portanto agradeci muito ao Sr. lá de cima. Quanto à Bershka e visto que era só um par de botas de 9,99€, achei que não valia a pena pagar os portes e portanto quando chegou a encomenda, recebi mensagem para ir à loja levantar. É maravilhoso não ter que estar na fila para pagar!

   No que toca a lojas de Facebook/Instagram, que agora brotam que nem cogumelos em dias de chuva, a oferta é bastante diversificada mas aqui o risco é um pouco maior, visto que se a transacção correr mal não haverá ninguém para fazer devolução do dinheiro. Sendo eu alguém que vibra com casinos e raspadinhas, nunca tive grandes problemas em arriscar em lojas virtuais, mas também confesso que por até agora não ter tido grandes problemas com estas aquisições, me foi deixando mais à vontade.

   Há algumas que recomendo sem qualquer hesitação: Branco com Romã – bolsinhas, estojos e outras peças em tecidos, feitos com profissionalismo e cuidado; Made to Fit – correntes para os óculos, com modelos divertidos e muito bem pensadas; Giraças – vestuário de praia e não só, com alguma variedade e rapidez na entrega; Mint Green – peças super elegantes, grande variedade e preços excelentes; Kimono em Português – vestuário único e diferente e acessórios para animais que são um mimo (a minha Julieta concorda). No meu instagam poderão encontrar posts com todas estas compras. EM baixo poderão encontrar todos os links destas páginas.

   Espero ter ajudado a desvendar alguns segredos relativos ao e-shopping porque acredito que esta é realmente um meio mais cómodo para comprar, permitindo ainda ajudar marcas/lojas que de outra forma não conseguiriam fazer crescer o seu negócio.

   Enjoy 🙂

www.facebook.com/Branco com Romã

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www.facebook.com/Giracas/

www.facebook.com/minttgreenn/

www.facebook.com/kimonoemportugues/

2 pensamentos sobre “Compras online – céu ou inferno

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