Hello! Nem vou perguntar como corre a semana pois tendo em conta a contínua enxurrada e frio que se têm feito sentir duvido que haja alguém particularmente feliz e contente.
Apesar de não estar aí à porta nenhuma data especial no que concerne as “50 datas específicas” para oferecer prendas a crianças, e porque este domingo terei o aniversário do filhote de uns amigos, achei que seria uma ideia proveitosa deixar-vos algumas dicas de presentes infantis, bem mais interessantes e instrutivas do que bonecos, armas e maquilhagens. Ora, dito isto, sei que os pequenos diabretes gostam destas coisas e merecem ter os brinquedos que querem, mas isso será tarefa dos pais.
Quando as filhas das amigos fazem anos, odeio tudo o que seja cliché. Não porque esteja armada em dondoca manienta, que só sabe apreciar tudo o que tenha regime de exclusividade, mas por achar que podemos abrir um pouquinho o mundo destes miúdos apresentando-lhes objectos e brincadeiras novas, ou mesmo peças de vestuário diferentes, que lhes permitam no futuro fazer as suas próprias escolhas, sem se sentirem aliens! Para mim há espaço para tudo, desde o meramente divertido, até ao educativo, ao útil e ao pessoal, o leque de escolhas é grande, agora há que adequar à situação, criança e idade.
1. Roupa miniatura – essa desgraça de perder a cabeça
Já sei que vão já pensar que oferecer roupa não é muito original ou sequer interessante mas meus caros, depois de verem as opções que tenho para vós, decerto irão mudar de ideias e render-se a estes trapinhos maravilha!!!
Se a Zara está sempre a par das modas e nos oferece miminhos como a boina azul que transformará qualquer menino num homenzinho (atenção que a boina poderia perfeitamente ser usada por uma menina), a TimTavo e a Miss Goose, deixam-nos deslumbradas com cada peçinha. e a primeira é mais atual e com temáticas mais “nacionalistas”, que darão aos nossos pequenos um look super trendy e irreverente, a segunda leva-nos para um mundo idílico de animais e florestas, envoltos em magia e romance, transformando-os em absolutas bolinhas de algodão doce!
https://www.facebook.com/TimTavobabybrand/
https://www.facebook.com/missgoosestore/
2. Um livro muito especial
A Your Story é uma empresa (a primeira que eu tenha tido conhecimento em Portugal) a lançar uma colecção de livros totalmente personalizáveis. Desde o nome do protagonista, às personagens secundárias, a actividades e situações que compõem a história, tudo pode ser customizado de acordo com a criança que irá receber o livro. Eu já sou cliente e das vezes que mandei fazer estes miminhos, foi um sucesso garantido. Posso dizer que a minha sobrinha de quase 5 anos, a quem dei o primeiro destes livros quando tinha cerca de 2 anos, ainda hoje pede para lhe lerem essa história e nunca se esquece dela. Se pensarmos bem é como se a criança se sentisse no centro do Mundo, vendo um livro com o seu nome, e dos seus amigos ou familiares. Para além disso, o embrulho é divinal e muito cuidado.
São 7 a histórias por onde escolher e o difícil vai ser decidir qual a mais encantadora. https://www.yourstorybooks.com/pt/
https://www.facebook.com/yourstorypt/
3. Puzzles
Desde catraia que os puzzle sempre me fascinaram. Não sei se era da dificuldade inerente à resolução do jogo, ou à obrigação de manter a atenção e o foco durante longo períodos de tempo, a verdade é que fui começando de forma tímida, pelos de 100 peças até ao maior que está ainda por terminar (falta de tempo é tramada) que é de cerca de 5000 peças.
Seja como for, fazer um puzzle é efectivamente uma actividade familiar e educativa, que traz inúmeros benefícios à criança tais como uma melhoria na concentração, pensamento estratégico, superação de obstáculos com vista a completar a tarefa, maior percepção geométrica e espacial.
São vários os temas e dimensões, assim como os preços, o que os torna uma prenda apetecível e diferente. Há uma loja em especial onde gosto de ir comprar puzzles, seja para mim ou oferta – Papagaio sem Penas, presente em muitos centros comerciais, e agora também com lojas especializadas apenas neste jogo/actividade.
foto retirada do site
4. Jogos de aprendizagem
De há uns anos a esta parte que tenho visto crescer a marca Science4you e é com muito agrado que hoje me intitulo fã da mesma. Para além de uma enorme diversidade de jogos e actividades para todas as idades – desde os primeiros meses até maiores de 8 anos – são várias as categorias em que os mesmos se inserem e, é minha opinião, que ajudam a desmistificar a ideia da aprendizagem aborrecida, maçuda e fatigante, permitindo às crianças ter um contacto mais directo e infinitamente mais apelativo quanto à utilização de cada disciplina. Desde as ciências, à matemática, arte, biologia, línguas, coordenação motora e geografia, há oferta para todos os gostos e carteiras.
https://brinquedos.science4you.pt/
5. Para os mais crescidos
Tendo em conta que eles crescem cada vez mais depressa, a partir dos 13/14 já se sentem maduros demais para joguinhos. Assim, e como por vezes fomentar a leitura não é fácil, talvez possamos começar ao contrário: pela escrita. Para tal, porque não oferecer um caderno bonito que possa servir de diário – as meninas apreciam especialmente esta actividade.
Contudo, alguns poderão sentir dificuldade em fazê-lo. Dado o caso, deixe-os utilizar o caderno/bloco para a criação de um scrapbook album ou um bullet journal, isto é, um álbum onde podem registar diariamente ou semanalmente tudo o que fizeram ou simplesmente o que lhes apetecer, usando para tal fotos, recortes de revistas, post-its dos amigos, desenhos, como se este fosse o seu blog, ou a sua galeria pessoal de vida.
Deixo-vos dois exemplos da Primark, mas poderão encontrar mais alguns bem engraçados na Tiger/Ale Hop ou Bershka.
6. Descobrindo e aprendendo
E porque não proporcionar experiências diferentes? Com a inserção das tecnologias no quotidiano das nossas crianças, cada vez elas se limitam mais a um mundo de faz-de-conta virtual. Em vez de alimentarmos constantemente esta dependência, podemos procurar alternativas que lhes permitam trabalhar nas suas aptidões de socialização, descobrir novas realidades, pôr a mão na massa e estar em contacto directo com metodologias e actividades diferentes.
The Inventors, uma empresa dedicada a “formar” os próximos inventores. Trabalham com design, robótica, electrónica, animação e programação, trazendo ao mundo dos mais pequenos possibilidades infinitas. Têm vouchers que podem adquirir para fazerem os seus Ateliers e campos de férias.
https://www.facebook.com/theinventors.io/
fotos retiradas do site
Enjoy 🙂
Muitas idéias interessantes!
Gostei especialmente do livro especial e do atelier dos inventores.
GostarGostar