Romance de Cordélia

aaron-burden-238711-unsplash

foto: Aaron Burden em Unsplash

   Olá! No Dia Mundial do Livro, que se comemora hoje, apresento-vos o primeiro livro que li por vontade própria e que, inesperadamente, me fez apaixonar-me pelo mundo das histórias encantadas e outras tantas.

   Falo-vos de “Romance de Cordélia”, escrito por Rosa Lobato Faria, escritora e actriz portuguesa, em 1998. Poderia, ou melhor, gostaria de vos dizer que tudo o que li felizmente não retrata os dias de hoje pois somos uma raça evoluída e por conseguinte, aprendemos com o passado e acima de tudo, com relatos como os que encontramos nesta obra. Mas não…

   As palavras que tanto me prenderam, e que ainda por estes dias relembro como se tivesse acabado de as ler agorinha mesmo, são de uma brutalidade e crueza enorme. Passo a explicar: é uma narrativa diferente, com um estilo muito próprio e nem sempre de fácil trato; a trama, essa é-nos contada por Lili, uma reclusa que nos vai entretendo com as histórias de outras colegas de cela, histórias reais, sérias, de profundo sofrimento.

   Há algumas passagens cómicas, que ajudam a dar alguma leveza ao texto, despindo-o ligeiramente do carácter dramático e pesado em que cada relato nos mergulha. Ainda assim, o final é uma lição irrepreensível, a qual poderia ser aplicada em qualquer situação extrema: haja o que houver, por mais delicada e triste que seja a nossa existência, a escolha do caminho a seguir é sempre nossa; a opção entre ultrapassar a linha entre o certo e o errado, é sempre nossa; e que aceitar as consequências dos nossos piores actos, não tem que ser um sinal de fraqueza ou falhanço, pelo contrário, pode e deve ser um sinal de força e resiliência, que provam que apesar de todas as adversidades que a vida nos possa trazer, o livre-arbítrio nunca nos será negado.

2433441

3 pensamentos sobre “Romance de Cordélia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s