Parcerias?! Sim, obrigada!

   (21)

   Hello my peeps!!!! I’m back…. Não faleci nem emigrei, simplesmente dei início a um novo projecto que me tem mantido trés ocupada e daí a minha ausência.

   Retomando o ponto em que fiquei antes deste desaparecimento temporário. Se bem se recordam, no dia 27 de maio “emparelhei-me” com mais umas moças e realizámos uma sessão fotográfica no Museu Nacional do Teatro e da Dança.

   Ora, matematicamente falando foi qualquer coisa como 1 pseudo-blogger/fashionista + 1 maquilhadora + 1 fotógrafa + 1 loja de vestuário multi-marca + 3 não-modelos + 1 Museu = 1 tarde inesquecível, cansativa, divertida, repleta de aprendizagem e entre-ajuda. Não sou de todo matemático-competente, ainda assim esta espécie de equação revelou-se o espelho perfeito do que havia idealizado. Acima de tudo atingimos o objectivo máximo: levar a cabo uma sessão fotográfica com vários intervenientes a custo zero, ou seja utilizando apenas como moeda de troca os serviços prestados por cada uma.

(1)

   Tudo começou porque a Liliana, dona da Linei, queria ter fotografias novas e diferentes para exibir as novas colecções de algumas das marcas disponíveis na sua loja. Um local cheio de charme e bom gosto onde só encontramos nomes portugueses, evidenciando claramente a qualidade do sector têxtil e de calçado no nosso país. Muita variedade, como aliás poderão ver nas fotos, que nos permitiu criar três looks distintos para cada modelo, cada ocasião e cada estilo e complementámos com peças de bijuteria nacional. Bem sei que neste momento estão já a murmurar entre dentes: “Deve ser pouco caro, deve!”, mas desengane-se pois aqui não há exurbitâncias.

www.facebook.com/LINEI

(1)(1)

   Em conversa com a Soraia, a maquilhadora, esta disponibilizou-se para contribuir com aquilo que faz de melhor: transformar o rosto das modelos por meio de blushes e sombras. Uma profissional de excelência que adora o que faz e que está em constante actualização de produtos e técnicas de modo proporcionar a cada cliente uma experiência única e absolutamente personalizada. Para além disto, actua também como consultora de beleza, ajudando a nível do cuidado da pele.

www.facebook.com/Soraia-Carcavelos

(4)(2)

   As modelos foram como que “brotando” do nosso círculo de amigos, e escolhemos cada uma pelas suas características únicas e diferentes. A Jéssica, a Iolanda e a Marisa, prontificaram-se a participar neste dia, simplesmente porque sim, porque lhes pedimos e elas aceitaram, porque queriam ter esta experiência e porque nós precisávamos delas.

(11)(1)

   Era chegado o momento de encontrar uma fotógrafa e, por esta altura tínhamos como único critério o facto de ter que ser mulher. Porquê?, perguntam vocês – e porque não? Talvez para mostrarmos que as mulheres sabem ser unidas quando é preciso, talvez porque todas sabíamos que assim nos sentiríamos mais confortáveis, talvez porque decidimos que esta seria uma parceria no feminino porque era o que fazia maior sentido. Após publicarmos pedido de fotógrafa no grupo de facebook Mulheres à Obra, recebemos várias mensagens mas acabámos por escolher a Marta. Igualmente jovem, com garra e a mesma vontade de triunfar, vinha de longe, de transportes, num domingo e o seu portfólio demonstrava uma visão do Mundo meio assimétrica, tal e qual a que eu idealizara. Conseguiu não só extrair o melhor de cada modelo, como pegar num local e em peças que ela nunca tinha visto e trazê-los para o seu imaginário.

www.facebook.com/Dialetosdeluzmsp

(4)

   Por fim faltava-nos porventura a peça chave de toda esta aventura: o local. Pois bem e esse avizinhava-se o mais complicado. Onde iríamos nós encontrar um espaço que não só nos desse permissão para fotografar, com as comodidades necessárias a tal actividade, mas que acima de tudo, se incluísse na imagem que eu tinha de algo meio disforme, diferente e tridimensional? Foi então que alguém me sugeriu: E se fosse num Museu?! Com a breca…. Parecia uma epifania, gente. Lembrei-me do “meu” Museu, onde tantas vezes me deixei levar pelo reino da fantasia – Museu Nacional do Teatro e da Dança. Não quero levantar muito o véu quanto a este local porque será um dos meus próximos artigos, mas posso sem dúvida afirmar que é um sítio despretensioso, que nos reverte para as raízes e nos transmite uma enorme sensação de magia, uma espécie de mini-Nárnia, que à primeira vista não nos oferece grande espectáculo mas, depois de transpormos a primeira sala, nos vemos envoltos em fatos mirabolantes, lantejoulas e um sem fim de histórias. Um enorme obrigada ao Dr. José Alvarez, pela sua enorme amabilidade na cedência do espaço e à Céu, Amélia, Graça e outros pela simpatia com que nos receberam e “aturaram”.

www.facebook.com/Museu-Nacional-do-Teatro

www.museudoteatroedanca.gov.pt

(15)(1)

   Bom, e afinal que papel tive eu? Simples, fui quem juntou todas as pecinhas deste puzzle, quem engendrou este plano meio louco e idealizou o cenário final para esta empreitada. Ou não fosse eu senhora de uma mente meio idílico-estranho-estrambólica.

   Para que serviu isto tudo? Para mostrar que quando há vontade, podemos tornar ideias em realidade. Penso que afinal é possível, ainda hoje, usar a troca de serviços ou bens como forma de publicitar e dar maior visibilidade ao nosso negócio. Que somos apenas indivíduos que, uma vez agrupados em matilha conseguimos fazer as coisas acontecer sem necessidade de transacções monetárias efectivas.

   Foi trabalhoso, assustador por vezes, mas no fim de contas servimos algumas chapadas sem mão de bandeja aos que nos vaiaram por acharem que a falta de pagamento é indigno ou desprestigiante. Acima de tudo, conheci pessoas novas, vivi uma nova experiência – que serviu agora de mote para o novo projecto em que me envolvi – brinquei, aprendi, revivi locais e pessoas e sinceramente……… mal posso esperar pela próxima!

   Convido-vos agora a verem o slideshow de toda a sessão no Facebook.

Enjoy 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s