The Breakdown – B. A. Paris

40197061_669508016756062_3463109753708740608_n

      Ora cá estou eu de volta, desta feita para mais uma review de um livro. Traduzido para português como “À beira do colapso”, posso dizer-vos que devorei esta história num verdadeiro ápice. Foi uma espécie de shot que me deram: cheirei as primeiras páginas e fiquei intrigada, com a pontinha da língua provei o primeiro capítulo e percebi que ia ser forte. Mergulhei de cabeça e de um só travo cheguei ao fim. Pousei o livro na toalha e………. senti que queria beber mais daquele vício.

   Um thriller inquietante desde as primeiras linhas. Tudo começa quando um acontecimento estranho e inesperado toma lugar na vida de Cass, uma jovem professora. A partir desse momento, toda a sua existência nos meses seguintes é pautada por medo, insegurança e uma pitada de paranóia. Entre as várias questões que a assolam acerca da noite em que um atalho para casa e um carro parado num bosque marcam terminantemente o seu futuro, surge uma crescente inquietação quanto à possibilidade de Cass ter herdado a mesma doença que destruiu a vida da sua mãe – demência.

   Ao longo deste percurso ficcional debatemo-nos com uma das mais contundentes questões levantadas por esta obra: “se não podemos confiar em nós próprios, em quem poderemos nós confiar?”

   Percorremos cerca de 90% do livro com a sensação de que o incidente inicial é fruto de algo horrendo e sofremos com a protagonista. Queremos segurar-lhe a mão e segredar-lhe ao ouvido: “Eu sei de tudo; nada podias fazer; isto vai acabar bem”. Todavia, é impossível ignorar uma vozinha de fundo que nos diz que há algo mais para além do óbvio. Aliás, provavelmente esse óbvio é apenas uma ilusão propositadamente criada para fazer Cass cair num estado de total inércia e depressão. Todo o suspense psicológico criado à volta de um só evento, prende-nos a cada página.

   No geral, a protagonista não se apresenta como uma mulher forte e lutadora, pelo contrário. Ela assume um carácter sofredor e frágil, o que se pode tornar um pouco irritante por vezes. Porém, no final somos brindados com um “estalo na cara” quando essa mesma figura, até então débil, expõe toda a verdade salvaguardando-se por debaixo dessa capa de fraqueza e dúvida e garantindo assim, uma justiça limpa e segura.

   Para mim, um bom thriller é aquele que mexe não só com a nossa capacidade de distinguir o certo do errado, mas também com a nossa sensação de segurança e habilidade para confiar em nós e nos demais. Esta história conseguiu tudo isso e talvez esse tenha sido o motivo que me levou a lê-la em apenas três dias, de férias em pleno Alentejo, com tamanha voracidade que por escassos segundos o livro acabou mesmo por mergulhar na piscina pois perdi completamente a noção de que o tinha na mão quando tentei afastar uma abelha de mim!

   A autora B. A. Paris, nascida na Inglaterra mas que passou grande parte da sua vida de adulta na França, é detentora de outros romances como “Behind closed doors” e “Bring me back”, os quais contam já com milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

   Enjoy 🙂

3 pensamentos sobre “The Breakdown – B. A. Paris

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s